Menu

The Blogging of Hodge 662

crayonoctave5's blog

Quarta (12) Tem Estreia Da Mostra 'LaMínima vinte Anos' E Show De Liah

Quarta (12) Tem Estreia Da Mostra 'LaMínima 20 Anos' E Show De Liah


Antes de montar seu clássico "O Rei da Vela", em 1967, José Celso Martinez Corrêa não tinha muito apreço pelo texto de Oswald de Andrade: "Achava muito futuristoide". Hoje contudo acredita que a obra reverbera mais que à época. O espetáculo, cuja encenação original completa cinquenta anos nessa sexta (29), será remontado pelo Teatro Oficina, com estreia prevista pra vinte e um de outubro no Sesc Pinheiros. A ideia é recriar a montagem de 1967, a primeira do texto de Oswald, escrito trinta anos antes, que marcou o teatro brasileiro e o tropicalismo.


Hélio Eichbauer está reconstruindo os cenários da primeira versão (com palco giratório, ação que Zé Celso teve da alemã Berliner Ensemble). Renato Borghi, 80, retoma o papel do agiota Abelardo 1º, dono de uma fábrica de velas. Além de dirigir, Zé Celso, 80, faz a virgem sessentona Dona Poloca, em versão transexual da protagonista aristocrática. Folha - Como foi a primeira leitura de ' Arrumar Uma Namorada Vs Continuar Solteiro: Cinco Fatos Para Meditar '?


Zé Celso - Foi a leitura do Renato, no apartamento dos pais da Germana Delamare, na orla de Ipanema. No que ele leu, todo mundo ficou perplexo. Ele pegou a eloquência de Oswald de Andrade. Renato Borghi - No entanto depois eu continuei observando essa peça em incalculáveis apartamentos. A gente lia até permanecer concreto.


Zé - Neste momento ele faz paródias de incontáveis estilos, tendo como exemplo, dos amores parnasianos. ] Na sua existência toda, tão cheia de nobreza, nunca deu para um plebeu? ] Em segredo. No entanto nunca em público, como essa garça que Deus me deu por cunhada! E o lançamento, como foi a reação? ]. Foi rompido por um cara que era bilheteiro.


Era aquela emoção, e aí ele rompeu os aplausos. Borghi - Na estreia, encontrei engraçado que ninguém sabia realmente o que achou. ] Flávio Império, tais como, não entendeu nada. Voltou no dia seguinte. Visto que a gente "bouleversou" tudo. Borghi - As pessoas falavam "Que coisa, hein?", "Nossa". Contudo emitir uma posição estava penoso naquele dia. Zé - Determinou chamar no peito o Oswald de Andrade.


E depois vocês levaram "Rei da Vela" para outros lugares. Zé - Depois nós esteamos a peça em Paris. ] Godard ia ser confinado, a gente estava no hotel em frente e a gente jogou as cadeiras do hotel pela polícia. Aí o cara jogou uma bomba, eu fechei a janela e veio bater em meu olho. Eu fiquei completamento cego.


]. O cara não teve indecisão, mirou e pum. Noivas Paulistanas 'importam' Tradições Estrangeiras Nos Casamentos foi o choque da peça no público? Borghi - Na minha carreira, tem um Renato antes e após "O Rei da Vela". Antes eu era alguém muito aplicada, eu estudava Stanislávski. De imediato É QUE SÃO ELAS entanto eu era muito tenso, tinha muita obrigação de fazer bem.


E de repente fez um "clique". Zé - Mudou tudo, toda a minha geração se ligou no "Rei da Vela" e somou com "Terra em Transe", Hélio Oiticica, o Caetano viu o lançamento. Borghi - Um dia ele apareceu com um poncho roxo e um jabuti. Borghi - É, levou um jabuti.


  1. 36 dez "Conheça os Pais"

  2. vinte e dois de junho de 2016 às 15:Cinquenta e seis / Como Conquistar Um Homem (A Visão Dos Homens)

  3. 23 de setembro de 2016 às 3:04 / Responder

  4. Legendas (CC)



  5. Zé - É, ele vinha com aquelas roupas que ele usava, como Chacrinha. Aliás, o Chacrinha implicava pelo motivo de dizia que a gente usava o nome dele, Abelardo. Borghi - Eu não sabia que ele implicava. ]. A gente pegou a cafonice brasileira, diluiu tudo e vomitou em forma poética. Zé - Ali nasceu o teatro de entidade, muito brasileiro, no sentido do candomblé.


    Oswald trata de política, porém assim como é muito popular. Zé - Sim. Os modernistas e os antropófagos eram fãs do Piolin. Graças à geração de Oswald, a burguesia era ilustrada, criaram Masp, Ibirapuera, Cinemateca. Neste instante é um lixo. Borghi - Nesta hora a burguesia não tem posição, é uma coisa amorfa. A peça contracena com isso?

Go Back

Comment

Blog Search

Comments

There are currently no blog comments.